É Natal!! (Bem, está quase). Faltam apenas algumas semanas para estarmos sentados à mesa, com as nossas famílias, a encher a barriga com doces de Natal. Mas, a par de todo este ambiente festivo, vem a preparação para dias que parecem intermináveis, e todo o stress associado à gestão de um salão movimentado. E, claro, os teus clientes vão querer cuidar deles próprios durante esta época festiva, então é mais do que provável que as reservas vão disparar até ao final do ano. Por sabermos isso, elaborámos uma checklist de Natal – útil para venceres o caos típico desta época do ano – com a ajuda da Treatwell.
Gerir um salão exige muito tempo e energia – não restam dúvidas – mas isso é ainda mais óbvio durante as épocas festivas. Desde cancelamentos de última hora e não comparências, à gestão do marketing e comunicações, além de já teres de lidar com uma agenda sobrelotada. Neste tempo que estamos a viver, todos sabemos que cada cêntimo conta, por isso é mais importante do que nunca aproveitar ao máximo a época alta. Então, sem perdermos mais tempo, aqui tens a checklist de Natal da Treatwell – elaborada para profissionais como tu, para tornar esta época festiva tão fácil quanto comer uma rabanada.
A Checklist de Natal do Treatwell Business
Inspira… expira… e repete! Infelizmente, nós não podemos tirar-te tudo das mãos, mas podemos ajudar-te a estabelecer prioridades através da nossa checklist de Natal.
Agendamento de reservas
- Disponibilidade: Verifica, com antecedência, as disponibilidades, turnos e férias dos teus colaboradores, e não te esqueças de ter atenção aos feriados no teu planeamento. Além disso, se for o caso, tem em consideração os serviços e tipo de tratamentos que são assegurados por cada colaborador. É um detalhe importante. Desta forma, conseguirás ter tudo bem organizado e claro, quer para ti, quer para todos os elementos da tua equipa.
- Acesso ao software: Gere os acessos da tua equipa ao software que estiveres a utilizar no teu salão, para garantir que todos conseguem cumprir as tarefas atribuídas durante o período de Natal. A pergunta é simples: Quem precisa de acesso a quais funcionalidades? Certifica-te que todos têm acesso às informações necessárias, para que possas delegar tarefas e economizar tempo no longo prazo.
- Gerir o horário de funcionamento: Estás a planear estender o horário de funcionamento durante esta época festiva? Ou vais ter o salão encerrado em determinados dias? Certifica-te que a tua disponibilidade e o horário de funcionamento estão claros e não te esqueças de comunicar isso aos teus clientes.
- Decorações de salão: o Natal não é realmente Natal sem um toque na decoração, pois não? Trata de arranjar decorações de Natal, para que não falte o espírito natalício no teu salão.
Marketing, comunicação e promoções
- Cria mensagens personalizadas: Deseja as boas festas aos teus clientes, através de mensagens personalizadas, por e-mail ou SMS.
- Lança uma promoção especial de época:
- Tens por aí algum stock acumulado, a ganhar poeira? Este é um ótimo momento para criares uma campanha especial para os teus clientes (entenda-se: os presentes perfeitos para colocar debaixo do pinheirinho de Natal).
- Promove serviços e tratamentos específicos para as festas de fim de ano, como penteados prontos para a noite de consoada, designs especiais para as unhas, ou massagens anti-stress.
Gestão de tempo
- Define horários, mas com pausas: Esta época festiva já é suficientemente caótica. Evita o excesso de stress, e planeia pausas para que tanto tu, quanto a tua equipa, consigam descansar durante o dia de trabalho.
- Gerir as informações do cliente: Certifica-te de que todos os clientes com reservas estão adicionados na tua agenda, com os nomes, números de telefone e endereços de e-mail. Eles vão receber notificações a lembrar da reserva e sobre como a modificar – para que possas poupar tempo e evitar agendamentos perdidos e não comparências e, ao mesmo tempo, melhorar a reputação do teu salão. Importante: certifica-te sempre de que os teus clientes deram consentimento para receber comunicações.
Gestão do salão
- Atualizar o stock: Verifica se tens o teu stock em dia e, se necessário, encomenda os produtos que estiverem a acabar.
- Considera comprar alguns doces e/ou bebidas para ter no salão: Os teus clientes vão ficar contentes se tiveres à disposição uns bombons, frutos secos, café ou chocolate quente, no teu salão.
- Criar promoções: As promoções podem ajudar-te a preencher os espaços vazios na agenda, para que os dias da época alta estejam sempre movimentados. Sabe mais sobre as Promoções Flash aqui, na Treatwell Pro.
Gestão de objetivos
- Comunica bem as expectativas ao teu staff:
- Agenda uma reunião de equipa antes da época festiva arrancar, para que todos se sintam envolvidos na missão.
- Opcional: Envia um e-mail após a reunião, com um resumo dos temas discutidos.
- Reflexão e definição de novas metas: Reflete sobre o ano que passou e estabelece uma visão clara sobre as metas para o próximo ano. Com as funcionalidades disponíveis no software da Treatwell, podes tirar partido de relatórios de análise criteriosos. Descobre facilmente quais os serviços e tratamentos mais populares, quais membros da tua equipa geraram mais receita para o salão, e toma decisões quanto às metas para o próximo ano com base em dados concretos.
Acesso a cartões oferta através da Treatwell
Aproveita ao máximo a época de troca de presentes para promover cartões oferta no teu salão (alguém vai recusar um presenteado, ou uma massagem de última hora?)
Para os teus clientes, os cartões oferta são a solução perfeita para agraciar na perfeição familiares e amigos mais próximos. E, para o teu salão, é uma solução infalível de aumentar ainda mais as receitas durante esta época festiva. Além do mais, cada cartão oferta significa uma possível recomendação do teu salão a um novo cliente, aumentando ainda mais a tua lista de clientes. Fantástico, não é?
- Aproveita ao máximo os cartões oferta da Treatwell: Incentiva os teus clientes a comprarem um cartão oferta online, na Treatwell. Eles vão poder partilhar o presente com familiares e amigos em segundos – e, enquanto fazem isso, de certeza que vão recomendar uma visita ao teu salão. 👀
Lembra-te disto: sempre que os teus clientes convidam amigos para aderirem à Treatwell, eles recebem um vale de 5€ para si (e outros 5€ são atribuídos ao amigo). E sabes a melhor parte? Fica por nossa conta, não te vai custar nada. Os teus clientes poupam dinheiro, e ainda te podem encaminhar alguns amigos para o salão – isto é mesmo vantajoso.
Ter a gestão do salão sempre em dia nesta época (graças à Treatwell).
Com a nossa checklist de Natal, podes delinear um plano eficiente para esta época festiva, que vai durar até ao final do ano. Vamos ajudar-te a reduzir o stress e a ansiedade – a tua e a dos membros da tua equipa..
Mas esta nossa mão amiga não vai ficar por aí. Com o Treatwell Business, podes melhorar a gestão do teu salão ao longo desta época, sem grande esforço – fazendo-te deslizar ao longo desta época, com a mesma facilidade do trenó do Pai Natal.
Tira mais partido desta época alta com as funcionalidades do software de gestão da Treatwell:
- Reservas online: Quem é que tem tempo para atender chamadas e responder a mensagens quando as coisas ficam movimentadas? Com reservas on-line, 24 horas por dia, 7 dias por semana, o teu salão estará sempre aberto, mesmo quando estiveres no trânsito, ou simplesmente a descansar. Os clientes podem fazer reservas quando lhes for mais conveniente, sincronizando os seus compromissos com a disponibilidade exibida na tua agenda online – sem o risco de serem registadas reservas duplicadas.
- Lembranças de reservas: Diz adeus às não comparências e aos cancelamentos de última hora. Desfruta de lembranças automáticas e ilimitadas, por SMS e e-mail, para manteres a tua agenda reservada e ocupada durante toda esta época, sem teres de te preocupar com cadeiras vazias.
- Gestão do staff: A época de Natal – é matéria para pesadelos… Com a Treatwell, podes criar e gerir a agenda da tua equipa com mais eficiência, e tudo num só lugar. Assim, vais ter sempre a quantidade certa de pessoal para dar resposta à carga de trabalho durante os horários de maior movimento.
- Relatórios e análises: Obtém informações valiosas sobre as tendências de reserva e as preferências dos teus clientes, para conseguires tomar as melhores decisões quanto à gestão da tua equipa, promoções e planeamento de futuras épocas festivas, com base nos dados recolhidos este ano.
Ora muito bem, esperamos que esta checklist te seja útil para manteres o teu salão movimentado, bem gerido e muito organizado e (o mais importante), com o espírito natalino no auge. Com o leque de soluções que a Treatwell te oferece, enquanto assistente na gestão do teu salão, vais poder brilhar mais do que nunca ao longo desta época festiva. Para saberes mais, clica no link abaixo – e torna a agitação do Natal uma coisa do passado, graças a Treatwell.